quinta-feira, março 31, 2005

Parque Temático vai ser inaugurado na Póvoa de Santa Iria

Foi recentemente apresentado o projecto do Parque Temático que vai ser inaugurado na Póvoa de Santa Iria, na zona conhecida como "Variante", entre a 2ª Fase da Quinta da Piedade e a zona mais antiga. Segundo o Prof. José Sorna, do Instituto Superior de Ciências Quase-Humanas, uma das entidades promotoras do Parque, "não sendo possível, mesmo num Estado de Direito como o nosso, ter uma qualidade de vida que corresponda ao padrões que servem de referência aos cidadãos, nem sobrepôr o interesse público aos interesses individuais de alguns, resolvemos aproveitar aquela mancha terceiro-mundista, constituída por barracas, carros abandonados, pombais, canis e depósitos de lixo, para implementar um Parque temático, ao qual será dado o nome de Tonton Macoute, permitindo assim que os nossos cientistas e investigadores disponham de um laboratório vivo, sem terem que se deslocar às Caraíbas ou à América do Sul. A única e subtil diferença prende-se com o facto de os utilizadores daquele espaço não viverem efectivamente lá. Como diz o outro, só vão lá para ver a bola, para abandonar carros velhos ou para depositar lixo. De resto é tudo igual."

Numa altura em que se fala tanto em Educação, Cultura, Inovação e Ciência, "O Meu Burgo" não pode deixar de aplaudir esta iniciativa e de agradecer a todos aqueles que, com grande espírito altruísta e cívico, tudo têm feito para que nada mude. A Bem da Nação, claro.
Parque Temático Tonton Macoute Posted by Hello

Almoço-Convívio dos Dirigentes Associativos

No passado fim-de-semana, num conhecido restaurante da Póvoa de Santa Iria, realizou-se o almoço-convívio do Associativismo, que reuniu as dezenas de colectividades e associações que tornam o movimento associativo tão dinâmico. À mesa encontravam-se, perante o espanto do nosso repórter, apenas 5 convivas, facto que rapidamente foi explicado por um dos comensais, que por modéstia não se quis identificar: “Somos só 5, mas representamos praticamente todas as associações da Póvoa; eu, por exemplo, faço parte do Conselho Fiscal de 6, da Mesa da Assembleia de 8 e da Direcção de 3 dessas associações”, acrescentou, visivelmente orgulhoso. “Mas não acha que existe incompatibilidade entre os diversos cargos?” Perguntou o nosso repórter. “Não meu amigo, o que existe é esquizofrenia, ou se quiser uma forma muito peculiar de heterónimos. De manhã, sou o Presidente da Associação Y, à tarde faço parte do Conselho Fiscal da Colectividade H…”. O nosso repórter voltou à carga “ Mas o que é que acontece quando existe um conflito entre duas associações onde é em simultâneo dirigente?”. “Assobio. Assobio para o ar…” Respondeu. “E isso resolve alguma coisa?” retorquimos. “ Não, mas já assobio há tanto tempo e tão bem que estou a pensar em gravar um disco, em conjunto com outros dirigentes associativos.” Concluiu o ilustre benemérito.

terça-feira, março 29, 2005

Karl e Vladimir nas Bragadas

A Redacção de "O Meu Burgo", apesar de não jantar com influentes figuras do nosso meio, nem frequentar saunas (pese embora a visível obesidade do nosso Director), conseguiu um furo, um verdadeiro furo.
Soubemos que Karl Marx e Vladimir Lenine, surpreendidos e satisfeitos com o facto dos seus nomes constarem da toponímia do Bairro das Bragadas, apesar de nunca lá terem ido, estavam de visita ao mesmo, como forma de agradecimento.
Não deixamos de perguntar a Vladimir se estava no Céu, no Inferno ou no Purgatório, o qual nos respondeu que: "Em nenhum desses sítios que mencionou. Estamos no Vazio.". Compreendendo a nossa surpresa, Vladimir explicou-se: " Deus ainda me tentou convencer a ir para o Céu, por causa dos serviços que entende que eu prestei à sua causa, mas eu recusei. Estou no Vazio, que é o Céu dos Ateus, com a vantagem de não termos que suportar constantemente a música do Vangelis nem com o Bambi sempre aos pulos."
Karl Marx, reparando num ucraniano que ao vê-lo, fugiu em pânico, murmurando: "Malditio bagaço portuguêis. Yuri naum beber maish.", piscou o olho a Vladimir: "Nem aqui deixamos estes pobres desgraçados em paz, o Vlad!".
No decurso da visita, entrámos no café do bairro, onde mais uma vez Karl demonstrou todo o seu sentido de humor: "Venham mais 5 imperiais, que eu sou contra o imperialismo, mas gosto muito de superbock!"
A única nota negativa da visita deveu-se à súbita indisposição do Sr. Dr. Nuno Libório, que em epifania, foi transportado de urgência para o Hospital Prof. Reynaldo dos Santos, onde se encontra em convalescença. A Redacção de "O Meu Burgo" endereça os desejos de melhoras ao Sr. Deputado Municipal, já saudosos dos seus brilhantes e profundos textos na imprensa regional.
Karl e Vladimir no Bairro das Bragadas Posted by Hello

terça-feira, março 22, 2005

Rotundas

Para acabar de vez com as polémicas de café, "O Meu Burgo" sugere aos autarcas e aos agentes da sociedade civil que da próxima vez que for construída uma rotunda cá no burgo se coloque uma ornamentação adequada. Isto de educar as massas já foi chão que deu uvas, está "demodé"...o que a malta quer é coisas simples e no fundo, no fundo, um tipo (ou uma tipa) quando entra numa rotunda está sobretudo preocupado em intimidar os outros automobilistas. Não tem tempo nem paciência para ver arte. Quer é coisas simples, directas, coisas que toda a gente entenda à primeira. Por isso, este blog deixa uma proposta concreta:
Rotunda do Passe Social Posted by Hello

Novo Parque de Estacionamento Inaugurado na Quinta da Piedade

Considerando que é um direito inalienável de cada burguês, estacionar o seu automóvel no espaço público que por acaso pertence a todos, sem qualquer contrapartida ou ónus, foi recentemente inaugurado na Quinta da Piedade um novo parque de estacionamento. Para aviões. Porque se os burgueses que conduzem camiões TIR têm o direito de estacionar, também os burgueses que pilotam aviões o podem fazer. Esperemos que não more nenhum astronauta na Quinta da Piedade.
Parque de Estacionamento Posted by Hello

Serviço Público



Nós sabemos que O Meu Burgo não é considerado um meio de informação sério, que os poucos leitores julgam que tudo isto não passa de um pretensioso exercício de humor gasto. Só que nós estamos imbuídos de um verdadeiro espírito de serviço público e nesse sentido temos todo o prazer na transmissão de avisos, comunicados, editais e afins que as autoridades pretendam. Passamos pois a divulgar o comunicado número trinta e um barra dois mil e cinco da Direcção Regional de Saúde Pública:


A Direcção Regional de Saúde Pública informa que é previsível, que no final do Verão se verifique um surto de Protagonite. Esta patologia que ataca sobretudo candidatos a caciques locais, putativas figuras influentes no meio local e afins, apresenta como principais sintomas uma verborreia incontinente, uma atracção doentia por microfones e flashes e frequentes espasmos faciais, supostamente para transmitirem emoções. Tendo em consideração que ainda não foi descoberta uma profilaxia eficaz, não se podendo, por causa dos Direitos, Liberdades e Garantias, encerrá-los temporariamente num sanatório recatado e bucólico, sugere-se à restante população muita paciência e perseverança. A partir da segunda quinzena de Outubro, as criaturas afectadas pelo surto voltam à sua vidinha normal, mansarrões e letárgicos, fugindo graciosamente de qualquer responsabilidade ou empenho, assobiando alegremente, caracóis encolhidos na sua casca de incompetência.

segunda-feira, março 21, 2005

Artigo 245º do Código Civil, Parte II

Fontes bem informadas garantiram à Redacção deste Blog que o conhecido político, gestor, jurista, empresário e campeão concelhio de Tiro ao Lado, Rui Rei, foi o escolhido pela renomada empresa Majora para servir de modelo à nova versão do famoso jogo "O Sabichão". Segundo as mesmas fontes, foram igualmente sondados o Bruxo Alexandrino e a entertainer Linda Reis, mas a escolha acabou por recair no ilustre povoense.

"O Meu Burgo" endereça desde já os parabéns ao nosso conterrâneo e deseja sinceramente que a sua sapiência inspire as novas gerações d eportugueses que agora chegam ao mundo.

Artigo 245º do Código Civil

As Autoridades Sanitárias advertem os burgueses que o n.º 28 da Rua 28 de Setembro está sob quarentena e toda a circulação (rodoviária e pedonal) deve ser evitada. O nauseabundo cheiro que há vários dias impestava a área foi finalmente identificado. Provém de uma importação ilegal de queijo russo, feita pelos inquilinos daquela fracção. O queijo em causa, "Ótiempuvoltapratrásvski" que constituía a base da alimentação do povo nos tempos da União Soviética deixou de ser consumido com a chegada do capitalismo e foi "generosamente" vendido aos Partidos Comunistas de todo o Mundo, numa espécie de "proletários de todo o mundo, comi-vos!". Segundo técnicos do Instituto Ricardo Jorge, o queijo contém substâncias alucinogénicas, capazes de alterar por completo a noção da realidade de quem o ingere. A Polícia Judiciária descobriu ainda, no decurso das investigações, que parte do lote tinha sido vendido ao Professor Karaças, conhecido curandeiro estabelecido na Rua da Palma, em Lisboa, que o usou para tratar senhoras com bulimia e cavalheiros angustiados com o seu símbolo varonil.
Sugere-se por isso aos habitantes deste burgo que evitem passar nas imediações do foco de insalubridade até que novos ventos soprem. Para já prevê-se apenas uma ligeira brisa, vinda da serra (de Santa Iria), mas sem quaisquer efeitos práticos na dissipação do foco insalubre.

Efeitos positivos da Liberalização dos Medicamentos de Venda Livre

O Movimento Xiradania (para os 99% dos burgueses que não sabem o que é o Xiradania, informo que se trata de uma associação algures entre o misantrópico e o pueril, que clamando pela democracia dos outros, sofre do complexo de Frei Tomás) organizou um safari fotográfico. Uma organização "ambientalista" organizou um safari? E terão percorrido as selvas de betão a pé? Ou de automóvel? Daqueles de combustão interna?
Adiante. O Xiradania pode fazer os safaris, as pelejas e os torneios medievais que entender. É assim na democracia liberal em que vivemos, apesar de alguns dos seus membros (os poucos que são conhecidos) abominarem a democracia liberal. O que é mais difícil de entender é o facto de o Patido Comunista andar a reboque. Longe vão os tempos em que o PC criava e manipulava as instituições da "dita" sociedade civil. É caso para dizer que se não lhes podes dar com o martelo ou a foice, dá-lhes com a picareta ou mesmo com o bloco. Claro que isso corresponde a um exercício de masoquismo, porque a betonização do burgo e dos burgos em redor se deve, na sua grande maioria, ao Partido Comunista e a malta do Xiradania malha democraticamente. Sugiro um bom lubrificante e já agora um agradecimento muito especial ao amigo Sócrates que liberalizando o mercado dos medicamentos sem prescrição médica permite que da próxima vez que o PC decida acompanhar o safari, possa comprar um conjunto de embalagens numa das grandes superfícies que existem no concelho.
Saudações parlamentares
Nuno Augusto