quarta-feira, abril 20, 2005

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE: SALVEM AS ORELHAS DO DANIEL

À semelhança dos maiores órgãos de comunicação social, também “O Meu Burgo” se associa às campanhas de solidariedade social que fazem deste mundo cruel e egoísta, um mundo melhor.

Fontes bem informadas trouxeram-nos ao conhecimento uma situação, no mínimo, pungente. Daniel dos Reis Branco, Engenheiro, Ex-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, encontra-se a atravessar um período menos feliz da sua vida, afectado por um peculiar problema de saúde. Fomos encontrá-lo no “Lar Catarina Eufémia”, onde nos recebeu com sua habitual simpatia e nos contou o drama que tem vivido nos últimos anos:

“Os primeiros sintomas apareceram-me no final dos anos 90, mas na altura não liguei. Era um pequeno ardor nas orelhas, mas punha um creme que um camarada me trouxe da Bulgária e passava. Nos últimos dois anos é que a doença se agravou visivelmente.” – Lamentou, mostrando-nos o que resta das suas orelhas.

Aturdidos pela horrível visão, perguntámos: “mas o que é que se passa, Sr. Engenheiro?”

“Tenho as orelhas constantemente a arder…” – relatou-nos. - “Cada vez que os meus camaradas falam na política de betão no Concelho de Vila Franca de Xira, lá me aparece um foco de incêndio no lóbulo esquerdo…cada vez que a célula local da Póvoa de Santa Iria do PCP grita abaixo a construção, o pavilhão da orelha direita é consumido por chamas vermelho-vivo.”

“Mas porquê?” – Voltámos a perguntar, confundidos. – “A medicina já encontrou uma explicação? “

“Já.” – Confirmou, enfadado. – “Eu sou o responsável directo por 90% do betão construído e em construção na Póvoa de Santa Iria, o que é que quer? Tenho uma atracção patológica pelo betão. É tudo uma relação de causa-efeito.”

Deixámos o “Lar Catarina Eufémia” consternados e mais tarde, na Redacção, confirmámos que para além das constantes chamas que lhe corroem as orelhas, o Eng.º Daniel Branco sofre ainda de um problema no próprio aparelho auditivo, conhecido tecnicamente como “Surdez Selectiva”, “Mal da Roménia” ou “Síndroma de Ouvidos de Mercador”, pelo que a intervenção médica necessária para a cura se cifra em várias dezenas de milhares de euros.

Nunca tendo sido apoiante, simpatizante, intelectual dependente da carreira política do Eng.º Daniel Branco, não pode a Redacção de “O Meu Burgo” deixar de se solidarizar com a Campanha de Angariação de Fundos para salvar as orelhas do proeminente ex-autarca de Vila Franca de Xira e apelar à participação de todos os povoenses que por obra e graça do antigo edil podem hoje desfrutar de maravilhas do urbanismo como a 2ª Fase da Quinta da Piedade ou um Campo de Futebol no centro geográfico da freguesia.

Os donativos podem ser enviados para a conta n.º 3131313131, do Brave Duck Trust Fund, com sede nas Ilhas Caiman.